15.7.10

Pelourinho - Saltur apresentou seus projetos para o Pelourinho

De Roberto Macedo:
Hoje, a Saltur apresentou seus projetos para o Pelourinho durante a reunião mensal realizada na Fundação Casa de Jorge Amado, sob a coordenação do vice-prefeito Edvaldo Brito. 
Na platéia estavam mais de 30 representantes de secretarias e órgãos municipais, Polícias Civil e Militar, órgãos estaduais e federais, além de Pedro Galvão, presidente da ABAV-Bahia (Associação Brasileira de Agências de Viagens), e Luís Henrique Amaral, presidente da Abrasel-Bahia (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
Os projetos têm previsão de ser implantados no próximo mês, indo até o verão. 
Inicialmente está sendo feito o mapeamento de todos os equipamentos culturais e gastronômicos do Pelourinho para que se tenha um diagnóstico real das possibilidades a serem oferecidas a baianos e turistas. 
Os projetos reunindo bares e restaurantes são quatro, feitos em parceria com a Abrasel. 
O primeiro, denominado "Noites de Boemia", vai reunir 15 restaurantes, cada um com uma atração cultural específica. 
Já o projeto "Bar em Bar" já está na terceira edição e pretende reunir 20 bares e restaurantes, além de 50 barraqueiros ambulantes. 
O "Rota do Chef" é uma ação social e gastronômica em parceria com a Santa Casa de Misericórdia e a ONG Instituto Viva e Deixe Viver, que faz recreações com crianças hospitalizadas. 
Vão participar restaurantes com cardápio especial, onde o cliente leva de souvenir um prato pintado pelas crianças atendidas pela ONG. 
O último programa, o "Rota de História", vai unir gastronomia e história com a participação de 30 restaurantes e 80 profissionais qualificados. A ênfase será o centenário de Jorge Amado, destacando os pratos citados nos seus livros.
A Saltur apresentou também o projeto "Final de Semana Cultural", com cinema e teatro ao ar livre, exposições, música e dança. 
Ficou a sugestão do tema “moda” ser incluído na programação devido ao grande comércio de artigos de vestuário existente no Centro Histórico. 
Cada um desses eventos terá um morador do Pelourinho como anfitrião, recebendo os convidados e mostrando as belezas desse patrimônio cultural da humanidade.
Fonte:http://sejabeminformado.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Parabens pelas postagens...Um grande abraço na nossa querida Bahia,em especial ao nosso amado pelourinho...
    Todos nós esperamos que cuidem bem deste maravilhoso patrimônio da humanidade ,com projetos inovados com sustentabilidade.
    Um abraço.
    Carlos.

    ResponderExcluir