7.6.11

PELOURINHO - SALVADOR - BAHIA - BRASIL

O BRASIL PERDEU A NOÇÃO DE CIVILIDADE?
José QUEIROZ

Um crime e uma tentativa, nos últimos três dias, chamaram a atenção outra vez para a questão da insegurança, da falta de confiança e respeito pela polícia e pela justiça, e para a banalização da violência. A sociedade brasileira precisa retomar essa discussão, questionar os responsáveis, e encontrar soluções urgentemente. A crueldade e a constância chegaram a níveis de selvageria, barbárie ou demência. O que estamos esperando? Que morra um em cada família? Ou que esse governo que está aí resolva?

Em Salvador um policial de 25 anos matou friamente uma pessoa que protestou contra seu comportamento irregular diante de outras, ele estava usando drogas. E que os apressados não digam que a culpa é da droga! Em São Paulo um homem decidiu jogar o carro contra uma moto e arrastar o motoqueiro, que por pouco não morreu, porque foi “fechado”. E tampouco culpar os motoqueiros justifica! A droga não é nova na sociedade humana, e as “fechadas”, às vezes involuntárias, fazem parte do trânsito. Não temos que impor as drogas, nem sentenciar e executar ninguém.

O que está acontecendo com o Brasil? Onde está o país alegre, de povo ordeiro, festeiro, e pacífico que a propaganda oficial vende para o mundo? Qual é a origem dessa violência desmedida e aterradora? O Brasil perdeu o controle? Para onde estamos indo? O Brasil está em convulsão social, o povo está agressivo, sem perspectiva, sem esperança, desiludido pela propaganda enganosa, e excitado pela crise moral do governo, onde mentiras, roubos, impunidade e manipulação da realidade é a rotina, que o governo pensa que ninguém sabe.

A ganância, a disputa pelo poder, a megalomania dos impérios econômicos, a ostentação humilhante, o culto estéril a riqueza, fama, poder e beleza, levaram o país para uma situação contraditória diante de tantos avanços científicos e tecnológicos. O Brasil está desfrutando sua revolução industrial! Por enquanto o povo está assistindo a briga cada vez mais cínica e acintosa da repartição do país e das riquezas entre os que se acham seu dono. Esqueceram que o país tem 200 milhões de habitantes que precisam estudar, trabalhar e participar dessa divisão, para que todos tenham paz. Mas o povo vem sendo mantido com propaganda, e mentirosa. E o povo já sabe!

Os partidos brasileiros seriam mais inteligentes, mais profissionais, mais votados e mais ricos se mudassem de atitude. E a sociedade brasileira precisa explicar-lhes isto.  A culpa não é apenas “do povo”, que todos mantemos ignorantes, sem escola, sem consciência.  O que ganhamos é suficiente, não estamos perdendo nada? Já perdemos! Perdemos a paz para esta violência que é natural diante do quadro de exploração e desrespeito pelo povo que, afinal, pode ser “burro”, mas burros tem instinto de sobrevivência. Precisa comer, e vai comer de alguma maneira. Nem que seja roubando, traficando e matando, já que não há garantias de conseguir honestamente.

Não dá mais para esperar! Precisamos investir em educação, controlar a ganância dos partidos políticos, e dar assistência social ao Brasil. Os governantes estão agindo como se o mundo estivesse acabando! Não pensam nas pessoas, no futuro, é triste ver a descrença e a tristeza de milhões de pessoas que sabem que o país tem, e não lhes dá. Mas é ainda mais triste e preocupante, mesmo para a classe dominante, conviver com a ameaça da violência por todo lado. Nesses últimos dias foram pessoas estranhas, amanhã poderá ser você! Não é preciso ser um gênio, ou político, para saber que isto influencia a economia do país.

VAMOS DAR MAIS AO BRASIL! VAMOS FAZER UM MUTIRÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário