18.6.11

Pelourinho - Dinheiro para festa nunca falta !

Gilberto Gil abre Sao João da Bahia com 35 mil pessoas e investimentos de R$ 10 milhões

Sinéia Coelho, de Salvador
 
O São João da Bahia foi aberto oficialmente na noite desta sexta-feira (17/06), no Centro Histórico de Salvador ao som de muito forró.Com uma decoração que lembra a festa no interior, a programação atraiu cerca de 35 mil pessoas para o "arrasta-pé’.

O primeiro a subir no palco e animar a noite foi o pernambucano Targino Gondim, que vê a festa realizada na capital como uma "ótima oportunidade para divulgar os festejos juninos que ocorrem nas cidades do interior. Afinal, acontece em Salvador é notícia".

Em seguida, foi a vez de Gilberto Gil fazer seu show. A animação do cantor foi tanta que nem a forte chuva que caiu em Salvador foi capaz de desanimar o público que cantava e dançava as músicas do baiano de Vitória da Conquista. Gil afirmou que "é muito bom cantar aqui, estar aqui com vocês, mesmo com muita chuva ". Flora  Gil, que acompanhava omarido, elogiou a iniciativa de Leonelli em investir no São João de Salvador.

E a noite finalizou, no palco principal,  com a apresentação da Banda Cangaia de Jegue, formada em Jequié, mas que tem conquistado o público da capital.
De acordo com o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, investir no
São João da capital visa "movimentar o turismo em junho, que representa o pior mês para o turismo da Bahia".
Ele acrescentou queforam investidos R$10 milhões entre recursos públicos e de parceirosMcomo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e emendas parlamentares
"para fazer a festa aqui e no interior".A expectativa, segundo o secretário, é que o setor cresça entre 20 e 30% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo Silvio Pessoa, presidente do Sindicato dos Hotéis, este fim de semana a rede hoteleira está com cerca de 70% de ocupação, sendo que nesta época do ano a média não ultrapassa de 35%. Ele atribui esse percentual ao trabalho de divulgação que está sendo feito para promover o São João da Bahia em outros estados, principalmente no  Sudeste.

Mas a noite do Centro Histórico não se restringiu ao palco principal, no Terreiro de Jesus. O forró se espalhou pelas  ruas e praças fazendo com que baianos e turistas ainda tivessem a oportunidade de apreciar as apresentações de quadrilhas na Praça Municipal,  shows de Forró Tomalira, Zé de Tonha e Lívia Matos. No Largo de Pelourinho as atrações foram Xangai e Tenilson Del Rey, enquanto Luciano Dagata e a banda Jerimum Assado animam a Praça Pedro Arcanjo.
Quem foi às praças Tereza Batista e Quincas Berro D’Água   dançaram ao som do Forró no Kilo e Laska de Coco e Mameto e Oz Caraz Bala do Forró. O arrasta-pé da Praça das Artes teve Forró da Raqué e Balanço do Forró.Amanhã será a vez de Elba Ramalho animar a festa juntamente com a Banda Forrozão e Carlos Pita. A previsão é que Elba suba ao palco as 22h30. Mas as atrações se espalham por todo o Centro Histórico.
No Largo do Pelourinho haverá shows da Lua Cheia e Quininho de Valente; Praça Pedro Arcanjo conta com atrações Chuchu Beleza e Flor de Milho. Quem for à Praça Tereza Batista poderá dançar ao som  Pedro Sampaio e Ton Ton Flores. Já na Praça Quincas Berro D’Agua apresentam Fulorrozeira e Zé Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário