15.10.09

Vão tirar a Deltur do Pelourinho ???


Desativação da DELTUR mobiliza trade em Salvador

SALVADOR - Há muito tempo não se via uma mobilização tão rápida e barulhenta como está acontecendo neste instante pela noticia da desativação da Delegacia do Turista – Deltur. São diversas mensagens eletrônicas trocadas por todos dirigentes de entidades ligadas ao turismo dando suas opiniões e sugerindo providências e soluções alternativas. Selecionamos algumas opiniões dos diversos e-mails que chegaram pra mim.

Tudo começou com um e-mail de Silvio Pessoa, presidente do Conselho Baiano de Turismo para todo trade, autoridades e jornalistas: "Tomamos conhecimento que a Deltur, passará a ser uma Delegacia Circunscricional, atendendo a região do Pelourinho e adjacências em todos os crimes e delitos, bem como as demais delegacias de Salvador passarão a atender aos turistas em suas áreas. O Conselho Baiano de Turismo fica extremamente preocupado com esta mudança, visto que sempre tivemos um bom atendimento da Deltur aos turistas, por ela ser uma delegacia especializada, o que poderemos não ter com as outras delegacias da nossa cidade".

Aí vieram diversos outros apoios. Veja a seguir: Jean Paul da Abre e do Cluster - "Concordo com você e espero que a gente possa influenciar na remoção dessa ideia. Seria o caso de nos reunirmos com o Dr. Joselito Brito? Ou com o Secretário da Segurança? Conte comigo"; Luiz Augusto do Sindetur-BA - "Se com a Deltur, que é uma delegacia especializada no atendimento ao turista, já enfrentamos os problemas que enfrentamos, imagine sem a presença da mesma em nossa cidade. Temos que procurar inibir essa ação que creio não nos trará melhoria alguma. No combate a violência, que venha mais e mais delegacias, e que suas áreas de atuação sejam cada vez mais ampliadas, porém não devemos abrir mão da experiência adquirida da Deltur ao longo de sua historia"; Mário Bruni, presidente do Salvador da Bahia Convention Bureau - "Com a violência crescendo a cada dia no Pelourinho, concordo que deva existir naquela área, uma delegacia circunscricional, mas sem tirar a Deltur do local. Talvez, se entenderem oportuno e factível, as autoridades responsáveis poderiam pensar na possibilidade de termos sub-delegacias especiais para atendimento aos turistas, já que Salvador é uma cidade turística"; Petinatti, presidente da ABIH-BA - "Antes de qualquer coisa, deveríamos conhecer a posição da Dra. Maritta Souza. A ABIH-BA não concorda que nossos entendimentos preliminares e possíveis ações sem uma posição e consenso sejam divulgados como está sendo feito para a Governadoria, Setur, Tribuna da Bahia, Jornal Bahia Negócios, Correio da Bahia, A Tarde e outros que não os integrantes do CBTUR".

Entre concordâncias e discordâncias, as mensagens entre os dirigentes estão correndo pelas máquinas, mas, sem que saiba da opinião do Governo do Estado sobre o assunto.

Gorgônio Loureiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário