28.8.09

Pelourinho - Lembranças apagadas !

Li, gostei e apóio. Do e no blog Pense Direito

monumentos
Os monumentos históricos de Salvador estão se perdendo com o tempo e descaso. É de fundamental relevância que os problemas sejam sanados e reconheça-se a importância dos nossos monumentos.
Não é difícil de encontrar usuários de drogas e traficantes no Pelourinho nas noites de Salvador. Também não é mais de se espantar com notícias de Marquises e até mesmo fachadas inteiras de prédios que desmoronaram no comércio e em outros pontos históricos. A parte “Velha” da cidade se tornou um Mix de Cracolândia e ruínas perdidas.
E nada é feito, enquanto séculos de história viram entulho e destroço, discutimos apenas um plano de expansão da orla, a criação de verdadeiros “feudos” na avenida paralela. Fechamos  os olhos para nossa verdadeira cidade, assim como o fazemos para o nosso povo. A “antiga” Salvador está entregue ao relento, tráfico de drogas, turismo sexual, tudo está presente lá. Seria o presente marcando o nosso passado.
Como pode um povo se sustentar sem ter do que se orgulhar? Essa degradação é péssima para todos nós brasileiros, que perdemos cada vez mais a nossa cultura e história, afinal de contas, “O Brasil nasceu aqui.”  E triste para humanidade, muito dos nossos monumentos são patrimônio da humanidade, e nosso descuido e carência de zelo para com estes, impedirá que as próximas gerações tenham a oportunidade de desfrutar e entender história do seu próprio povo.
Preservando os monumentos todos se beneficiam. É a preservação dos nossos laços históricos, das nossas culturas. Milhares de negros morreram no pelourinho, o que restou de lá é a lembrança de que tudo isso já foi superado e vencido. As igrejas que catequizaram os nossos índios, que serviram de “Start” para muitos pontos da cidade, agora mais parecem com um gigantesco mictório, parada obrigatória de bêbados e mal-educados. Toda a nossa história, mesmo ela sendo em alguns momentos suja e grotesca deve ser conservada.
Todas grandes cidades do mundo tem uma atenção especial com seus símbolos, afinal o que seria de Roma sem o Coliseu? De Paris sem o arco do triunfo? E assim devemos fazer com os nossos, preservar o Farol, o pelourinho, os fortes e todos os outros monumentos que marcaram a nossa história.
Com uma maior preservação cultural, a cidade atrairia mais turistas, geraria mais renda e cultivaria as nossas raízes, preservando-as. Afinal, o que acontece com uma árvore sem as suas  raízes?
Pense direito.
Texto de Rafael Sangiovanni e Luís Felipe

3 comentários:

  1. Amigo,
    Obrigado pelo apoio e prestigio, gostaria apenas de salientar que o nosso blog é o www.pensedireito.com
    Gostamos muito do seu blog também, e iremos acessar mais vezes.
    Obrigado pela atenção,
    Rafael Sangiovanni e Luís Felipe Soares da Cunha

    ResponderExcluir
  2. Valeu Rapazes !

    Já consertei.

    Obrigado.

    Saudações,
    Roberto

    BAHIA PRECIOSA

    RUA ORDEM TERCEIRA Nº 9 (ANTIGA RUA INÁCIO ACIOLLY).
    PELOURINHO - SALVADOR - BAHIA - BRAZIL
    CEP: 40026-260

    FONE: 55 - 71 - 3242-5218
    CELULAR: 55 - 71 - 8604-8491
    BLOG: http://bahiapreciosa.blogspot.com
    EMAIL: bahiapreciosa@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Assinamos embaixo. Cuidar do Pelourinho, especificamente, não é um "problema" local. É nacional. O Brasil nasceu ali. Abraços, Ela e Ele

    ResponderExcluir