--- Projeto Pelourinho cultural – dia 29 de agosto, sábado, 20 hs. no Largo Pedro Archanjo ---
Orquestra Fred Dantas apresenta
O Triunfo de Claudete
A Orquestra Fred Dantas volta a se apresentar no Pelourinho, num baile dançante, que ensejamos dedicar à cantora Claudete Macedo. O repertório de inicia com a composição Benutti no Plateau, dedicada ao trompetista e festejado fotógrafo Sérgio Benutti, que acaba de ver lançada sua coleção de fotos no livro A Bahia na época de D. João – chegada da corte portuguesa, editado pelo Museu de Arte da Bahia.
Depois de diversas músicas dançantes, onde inclusive haverá a performance do próprio Benutti em clássicos de salão como Cerejeira Rosa e La Virgen de Macarena, surge no palco Claudete Macedo, interpretando Batatinha, Riachão, Valmir Lima e Zé Pretinho, ou seja, os grandes compositores de samba da Bahia.
Nesse momento poderemos ouvir Retratos da Bahia, Toalha da Saudade, Ilha de Maré e a indispensável Flor da Laranjeira. Com esse samba de origem na cultura popular Claudete alcançou o sucesso nacionalmente, ao tocar em todas as rádios e vender milhares de discos.
Claudete Macedo iniciou sua carreira aos 17 anos, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. A convite de Jamelão, Monsueto, Risadinha e outros ídolos, participou de diversos programas de rádio de alcance nacional, e ao regressar à Bahia, passa a fazer parte do elenco da Rádio Excélsior.
Esta cantora afinada e expressiva foi crooner das melhores orquestras dos Anos Dourados na Bahia, como a Orquestra de Vivaldo Conceição, Orquestra Cuba -Jazz, Carlos Lacerda e mais recentemente da Orquestra Reginaldo Xangô. Claudete gravou 10 discos compactos e 3 LPs, e excursionou por todo o Brasil e Portugal. Recentemente brilhou no Baile da Independência, com a Orquestra Fred Dantas, no Campo Grande.
O triunfo de Claudete se dá no momento em que estamos diante de uma mulher, mãe e avó orgulhosa, que tem um filho chamado Vovô, que depois de longa trajetória na música baiana, tendo gravado com o grupo de Vanguarda Raposa Velha, resolve se radicar no Canadá, onde integrou a banda do Cirque de Soleil.
Seu triunfo é residir no Largo do Pelourinho, bem em frente à igreja do Rosário dos Pretos, de cuja irmandade faz parte, de longa data, de ver novas cantoras dando continuidade ao seu estilo, ver outros filhos e netos no mundo da arte, de participar de organizações religiosas e artísticas na sua comunidade e se manter firme e atuante no cenário da música na Bahia.
Fred Dantas, agosto de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário