17.8.09

Bairro do Carmo ganhará ares parisiense

Publicada na Tribuna da Bahia: 27/07/2009, por Alessandra Nascimento

O Grupo LGR Empreendimentos, empresa responsável pela administração do Shopping Iguatemi e administradora do Hotel Blue Tree, pretende revitalizar 40 imóveis localizados na região do Santo Antonio Além do Carmo.

A ideia segundo o presidente do grupo, Dorival Regini, é trazer para a Bahia um conceito europeu de empreendimento imobiliário utilizado em regiões de patrimônio histórico, espelhando para isso nos charmosos bairros parisienses Quartier Latin e o Montmartre.

Montmartre

“Pretendemos investir R$ 40 milhões para recuperar a região. Para isto selecionamos os imóveis que estão situados entre o Forte Santo Antonio e a Ladeira do Boqueirão. Nossa intenção é trazer o conceito destes bairros franceses valorizando a região do centro histórico”, diz. Regini também revela que optar pela revitalização da região inclui ainda um desafio maior: a falta de segurança no local.

“Queremos promover algo novo para a cidade e, sobretudo para a população de Salvador. Segundo pesquisas levantadas o soteropolitano não gosta do Pelourinho. Não o tem como um local agradável e isso está explicado no abandono do lugar e na falta de segurança que acaba por afugentar as pessoas. Para realizar nosso projeto temos que contar com o apoio do poder público para fazer este tipo de intervenção. Há invasões na região e as pessoas precisam de mais atenção das autoridades”, avisa. Ele diz que procurou envolver a população da área realizando reuniões com empresários locais e moradores. “Nossa ideia é levar restaurantes, lojas, cinemas, livrarias, ateliês, escritórios, e bares e inserir a população do local no projeto de revitalização. Criamos uma associação com empresários do bairro e levamos o projeto para que eles tomassem conhecimento. Queremos contar com a participação de todos. O Grupo LGR levou o Instituto Iris para realizar ações junto às escolas locais.Obra Rua Direita

Nós queremos promover o desenvolvimento sustentável da região inserindo os moradores no contexto, preservando o patrimônio histórico do lugar”.

Regini disse que entrou em contato com alguns órgãos do governo para tocar o projeto. “Conversamos com o Ipac, Iphan, Sucom, o Escritório de Referência do Centro Histórico e com a Unesco, mas nossa ideia é reunir com o governo baiano para apresentar o resultado final depois de pronto”, cita. O projeto, que já tem três anos, deve chegar ao fim em novembro do próximo ano.


Fonte:http://www.alemdocarmo.com/?q=node/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário