5.9.10

Pelourinho - Visita Guiada

Projeto Visitas Guiadas a monumentos de Salvador tem especialistas como guias

Influências construtivas e estilísticas da península ibérica, mouras e até requintes ingleses, azulejos dos séculos 17, 18 e 19, piso em pedras roladas do século 17, sistema hidráulico de captação de águas pluviais provavelmente de influência da arquitetura árabe ou até romana, em uma das únicas casas com desenho colonial nesses moldes ainda existente no Brasil. Essas são apenas algumas das atrações da Casa das Sete Mortes apreciadas por turistas brasileiros e estrangeiros, pesquisadores, arquitetos, turismólogos, professores e estudantes universitários, dentre outros inscritos que acompanharam ontem, dia 2 (setembro, 2010), o Projeto Visitas Guiadas do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia) que realiza roteiros gratuitos de visitação a importantes monumentos de Salvador guiados por arquitetos da instituição.

“É um luxo dispormos gratuitamente de um profissional desse gabarito para nos guiar por um prédio magnífico como é a Casa das Sete Mortes”, relatou a estudante de turismo Tamires Mota. A Casa foi edificada a partir do século 17 – registros indicam por volta de 1660 –, localizada no Centro Histórico (CHS) da capital baiana e é tombada como ‘Patrimônio Nacional’ pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) do Ministério da Cultura. “Esse é um dos mais importantes prédios do Brasil com essas características arquitetônicas”, relatou o arquiteto do IPAC, Adolfo Roriz, que explicava detalhes do prédio aos interessados durante a visita. A Casa das sete Mortes é um dos seis monumentos que estão sendo restaurados pelo Governo do Estado, através do IPAC/SecultBA, no CHS. Já foram finalizadas as obras da Igreja do Boqueirão, Palácio Rio Branco – reinaugurado pelo presidente Lula em 10 de junho –, Casa das Sete Mortes, faltando ainda as igrejas do Pilar e do Rosário dos Pretos, além do Oratório da Cruz do Pascoal, no bairro de Santo Antônio.

O Projeto Visitas Guiadas surgiu para informar proprietários, gestores públicos, usuários de imóveis tombados e outros interessados da importância arquitetônico-histórica e cultural dessas edificações, com vistas a tê-los como multiplicadores espontâneos da Educação Patrimonial, imprescindível para a preservação desses monumentos. As visitas tinham como público interessado estudantes, pesquisadores e professores de engenharia, arquitetura, restauração, museologia, artes plásticas e história, entre outras áreas. As obras integram o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) do governo federal, coordenado pelo Ministério do Turismo, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do governo baiano, com repasses via secretaria estadual de Turismo. “Já foram investidos mais de R$ 20 milhões através do Prodetur”, diz o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça. Ele completa que na Casa das Sete Mortes foram gastos mais de R$ 3,1 milhões em restauração. A casa é propriedade da Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim, entidade sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes órfãos. A intenção é fazer da casa um centro de formação em cultura e turismo para jovens.

Com o Visitas Guiadas o IPAC enriquece o Programa de Educação Patrimonial que desenvolve desde 2008 em várias regiões da Bahia, onde já foram promovidas dezenas de oficinas na Chapada Diamantina, realizados o Fórum de Patrimônio Material e o Encontro de Arte Rupestre – com a presença da internacionalmente renomada arqueóloga Niède Guidon –, ambos em Lençóis, e nos próximos dias 10 e 11, em Morro do Chapéu promoverá um Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura para discutir o Patrimônio Cultural da Bahia. Confira a programação do Projeto de Visitas Guiadas do IPAC:
·         Casa das Sete Mortes – 02 e 30.09, 28.10 e 25.11, sempre às 15 horas.
·         Igreja N.Sra. Boqueirão – 09.09, 07.10, 04.11 e 02.12, sempre às 15 horas.
·         Igreja N.Sra. Pilar – 16.09, 14.10, 11.11 e 09.12, sempre às 9 horas.
·         Igreja N.Sra. Rosário – 23.09, 21.10, 18.11 e 16.12, sempre às 15 horas.

O Palácio Rio Branco apresenta programação de visita diferenciada com monitores auxiliados por técnicos da Fundação Pedro Calmon e IPAC. Elas transcorrem todas as terças e quintas-feiras, às 10 e 15 horas, e aos sábados sempre às 13h30. Todas as visitas são agendadas através do endereço visitasguiadas.ipac@gmail.com ou pelos telefones (71) 3117.6491 e 3117.6492. No caso do Rio Branco, pode-se agendar pessoalmente junto aos atendentes do Memorial dos Governadores.

Assessoria de Comunicação – IPAC – em 03.09.2010Contato: jornalista responsável Geraldo Moniz (1498-MTBa) – (71) 8731-2641Contatos ASCOM/IPAC: (71) 3116-6673, 3117-6490, ascom@ipac.ba.gov.br. Acesse: www.ipac.ba.gov.br
Atenciosamente,
 
ASCOM/IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia
Telefone: 71 3117-6490 ou 3116- 6673
E-mail: ascom@ipac.ba.gov.br
Acesse: www.ipac.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário