20.6.10

Pelourinho - Igreja de São Francisco de Assis recebe prêmio

16/06/2010 - 8h28m
*Da Redaçãoredacao@portalibahia.com.br


Eleita em 2009 uma das “Sete Maravilhas Portuguesas no Mundo”, a Igreja e Convento Ordem Terceira de São Francisco, no Pelourinho, recebeu na terça-feira (15), o troféu vindo de Portugal.
O prêmio foi entregue ao guardião do convento, frei Afonso Schomaker e ao representante da Ordem Terceira, Gilberto Carvalho dos Santos, pelo secretário de Turismo Antônio Carlos Tramm e pela presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva.
Uma das mais importantes edificações históricas na Bahia, o convento foi iniciado primeiro em 1708, com o edifício terminado em 1723. Mas todo o complexo só seria finalizado em 1782, com a colocação dos azulejos e arremate da portaria. A planta da igreja tem três naves, e é exuberante na decoração interna. Todas as superfícies do interior são revestidas de intrincados entalhes e douraduras, com florões, frisos, arcos, volutas e inúmeras figuras de anjos e pássaros espalhadas em vários pontos, além de painéis em azulejos portugueses com cenas e inscrições moralistas. É considerada uma das mais significativas expressões do barroco no Brasil.
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco in Salvador
Fonte: http://ibahia.globo.com/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=229512&id_secao=151

Nenhum comentário:

Postar um comentário