27.10.09

Orquestras modernas farão sinfonias no Pelourinho


Terça-feira, 27/10/2009 - 15:11 

Para quem acha orquestra uma coisa ultrapassada ou erudita demais, o Programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, preparou uma agenda que vai desbancar qualquer preconceito. Com releituras contemporâneas das formatações originais, orquestras modernas foram escolhidas a dedo para agitar a programação do Pelô em novembro.
Dando início às atrações, o maestro Reginaldo apresentará a Orquestra Xangô, no dia 4 de novembro, no Largo Pedro Archanjo, às 20h. Reginaldo, que formou o seu primeiro conjunto aos 16 anos de idade, já participou, durante os mais de 40 anos que tem de carreira, da Banda de Música do Exército, da Escola de Música da Bahia e da Orquestra Iemanjá, dentre outras grandes orquestras e grupos de Salvador.

Com a Orquestra Xangô, o maestro busca retomar o ambiente dançante eanimado dos tradicionais bailes que aconteciam em clubes e casas de espetáculos soteropolitanos no século passado. “O show é uma viagem musical onde apresentaremos diversos ritmos como blues, fox, tango, MPB, boleros, jazz...vai ser um show bem dançante, com bastante samba de gafieira também. A pedidos, chegamos a tocar até salsa e arrocha, mas isso é uma vez ou outra”, afirma, empolgado, o maestro Reginaldo, regente da orquestra Xangô.
Durante a apresentação, serão distribuídos prêmios para os chamados “pés-de-valsa”, donos de academias de dança de Salvador, que costumam apreciar as apresentações vestidos a caráter. “Para mim é um prazer ver aquele pessoal que ainda usa os ternos em diagonal, sapato de duas cores brilhando, lenço no bolso e uma navalhinha sem corte, que é a identidade do autêntico malandro”, completa o maestro.

Prosseguindo com a programação, no dia 9 de novembro será a vez da Orquestra do maestro Zeca Freitas subir ao palco do Largo Pedro Archanjo. Com 10 anos de existência e um extenso currículo de apresentações por todo o estado, a orquestra busca atingir um público amplo através de um repertório diversificado. Um dos diferenciais é a liberdade dada aos músicos para improvisações e contato com a plateia. “A gente oferece um espaço maior para os músicos aparecerem, improvisarem e se comunicarem com os espectadores. Isso traz uma aproximação com o público, além de fazer com que os músicos se sintam valorizados”, explica o maestro Zeca Freitas.
No dia 23 de novembro, o maestro Fred Dantas entrará em cena para apresentar a sua Orquestra no Largo Pedro Archanjo, às 20h. Último de um ciclo de quatro shows temáticos, este será uma homenagem ao mito da Jovem Guarda: Roberto Carlos. Para o show intitulado ‘Eu, Roberto Carlos e as Baleias’, a Orquestra Fred Dantas preparou um repertório com arranjos instrumentais e de voz com base na obra do aclamado compositor.
Para o maestro Fred Dantas, homenagear Roberto Carlos era algo inevitável. “Roberto Carlos está completando 50 anos de carreira e eu estou completando 50 anos de idade, portanto, Roberto é uma constante na minha vida. É inevitável fazer referência a ele”, conta Fred. Nos vocais, além de Raquel Almeida, cantora oficial do grupo, estarão diversos convidados como o cantor Zeu Antoneli e a cantora Mara Borges.
Para fechar a diversificada programação de orquestras do mês de novembro, subirá ao palco do Largo Tereza Batista, às 21h, a Orkestra Rumpilezz, regida pelo maestro Letieres Leite. Formada basicamente por percussão e sopros, a Rumpilezz tem uma sonoridade baseada nos ritmos fortes do candomblé, associados a sons de rua. O lançamento do CD da Orquestra, intitulado ‘Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz’, está marcado para os dias 31 de outubro e 1º de novembro no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. No CD, Ed Mota canta a faixa intitulada ‘Balendoah’, música dele que ganhou um novo arranjo, baseado no estilo da orquestra.
Mais informações sobre o Pelourinho Cultural em www.pelourinho.ba.gov.br.
Publicado no Jornal da Midia 

Um comentário:

  1. Neguinho do Samba é o cara!!!Deixou a sua história percussiva-musical a nível mundo.

    ResponderExcluir