18.10.09

A CONDER em 2008 também garantiu que a urbanização da Rocinha, no Pelourinho, começaria em abril de 2009


segunda-feira, 10 de novembro de 2008
SEGUNDA 10.11 - Urbanização da Rocinha começará em abril




As obras de urbanização da Rocinha, no Centro Histórico, foram detalhadas, hoje pela manhã, durante ato que envolveu a participação da comunidade local, secretário da Cultura, Márcio Meirelles, presidente da CONDER, Maria del Carmen, além de representantes da Amach (Associação dos Moradores e Amigos do Centro Histórico).
A urbanização da antiga Rocinha, agora Vila Nova Esperança, atende a uma reivindicação dos moradores, que há cerca de 30 anos vivem em situação precária, e representa o compromisso do Governo do Estado em assegurar a permanência, na área do Centro Histórico, de suas comunidades, garantindo-lhes, paralelamente, meios de sobrevivência.
Previstas para terem início em abril de 2009, as obras da Vila Nova Esperança incluem a construção de 66 unidades habitacionais, equipamentos como biblioteca, cozinha coletiva, estúdio multimídia e sede para funcionamento do centro comunitário.
Das mais de 60 famílias da antiga Rocinha, 20% já foram relocadas pela CONDER para imóveis alugados no entorno do Centro Histórico.
Os recursos para a urbanização da Vila Nova Esperança totalizam R$ 6,5 milhões, oriundos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em parceria com a Secult e Sedur, através da CONDER. A iniciativa privada também está envolvida no projeto através de empresas multinacionais e a ONG Habitat para a Humanidade.

E a discussão sobre o processo da melhoria de vida da Vila Nova Esperança, neste governo, vem desde 2007 !



segunda-feira, 30 de julho de 2007
SEGUNDA 23.07 - Vila Esperança discute melhoria de vida




Garantir a permanência das cerca de 50 famílias que vivem na Vila Esperança (antiga Roçinha), no Centro Histórico, respeitando sua cultura e costumes além de proporcionar melhores condições de moradia à comunidade é uma decisão do governo Jaques Wagner. Para isso, representantes de órgãos estaduais, federais e municipais, juntamente com pessoas da própria comunidade da Vila Esperança, vêm mantendo reuniões nas quais são discutidas formas de ação que assegurem este objetivo.
Integram o grupo representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR),  Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER),  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e Secretaria Municipal de Habitação, que, lado a lado com moradores da Vila Esperança, trocam subsídios que vão servir de base para a elaboração das diretrizes de um amplo projeto de recuperação da localidade.

RECURSOS

Uma nova reunião, marcada para o dia 2 de agosto, deverá definir as intervenções a serem feitas na Vila Esperança, partindo-se, então, para elaboração de um projeto a ser viabilizado com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), que serão aplicados em melhorias físicas de  todo o conjunto e, também, em equipamentos comunitários, sempre com ênfase na observância a normas de preservação ambiental e respeito à cultura local.
Segundo a urbanista Laila Nazem Mourad, da CONDER, já foi concluído o cadastramento das famílias que vivem na Vila Esperança, a cargo da empresa, enquanto o IPAC realiza o levantamento fundiário da área num trabalho que remonta a 1930, enriquecido, inclusive, com fotografias do período. O esforço conjunto de órgãos públicos e a participação efetiva da comunidade garantem o alcance do principal objetivo do projeto, que é promover um rearranjo urbanístico que não fira a preservação ambiental e, paralelamente, assegure melhores condições de moradia às famílias da Vila Esperança, avalia a urbanista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário