23.8.09

"A Morte de D Jota em Paris" será filmado na Bahia


CONTO HOMÔNIMO DE ROBERTO DRUMMOND GANHA AS TELINHAS!





A Morte de D Jota em Paris é um projeto de curta-metragem que propõe a adaptação cinematográfica do conto homônimo de Roberto Drummond, um dos maiores nomes da literatura contemporânea brasileira. Vencedor do prêmio Jabuti e criador de obras marcantes como Hilda Furacão, essa é a primeira vez que o autor terá uma obra adaptada para o cinema. O projeto cinematográfico A Morte de D. Jota em Paris recebeu do Governo do Estado da Bahia o prêmio de estímulo à produção cinematográfica promovido pela Secretaria de Cultura, onde a originalidade, a espiritualidade e a clareza da proposta foram destacadas por unanimidade.

A realização deste filme na Bahia é a certeza da universalidade da obra do escritor. Na obra original, o conto se passa em Belo Horizonte, e mesmo com a adaptação à capital baiana, fica preservado o que há de mais sagrado no autor: seu sentimento libertário, expresso no filme pela busca do personagem principal:
D. Jota.

SINOPSE

Um julgamento misterioso de repercussão internacional acontece no tribunal da cidade de Salvador. O réu que está sendo julgado, mesmo estando desaparecido, responde pelo nome de D.Jota. Professor de francês em um internato no sertão baiano, D.Jota abandona o salário de professor e realiza seu maior sonho que é ir a Paris. Mas o que todos não sabiam é que a Paris de D.Jota era fictícia.

O DIRETOR

Igor Penna, diretor e roteirista de A Morte de D. Jota em Paris, começou a carreira cinematográfica participando de importantes produções nacionais tais como: Eu Me Lembro de Edgard Navarro e Olho de Boi de Hermano Penna. Em 2007, após dirigir institucionais pelo país, escreveu e dirigiu seu primerio curta-metragem Orgia, baseado numa peça hônonima de Pier Paolo Pasolini que discorre sobre a liberdade do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário