28.8.09

Hoje têm "O Cíclope" no Pelourinho !



Cuidado Cíclopes !!!






























Adaptação premiada de obra de Eurípedes será encenada no Pelourinho nesta sexta-feira (28) 
Na próxima sexta-feira, 28 de agosto, o Terreiro de Jesus vai receber a Cia Brasileira de Mystérios e Novidades, que irá apresentar a montagem Cíclopes, a partir das 16h. 
O drama satírico O Cíclope, clássico de Eurípedes, um dos maiores autores trágicos de Atenas, será encenado no Centro Histórico de Salvador. O espetáculo, denominado Cíclopes, será apresentado na próxima sexta-feira (28) às 16h, no Terreiro de Jesus. Ganhadora do Prêmio Miriam Muniz de Teatro, a montagem foi idealizada pela Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades, do Rio de Janeiro, e conta com o apoio do Programa Pelourinho Cultural (Ipac/Secult). O público confere de graça. 
Cíclopes é uma livre adaptação que utiliza as técnicas do teatro de rua, em que os atores representam sobre pernas de pau. Eurípedes extraiu o mito que serve de suporte à obra do Canto IX da Odisséia, em que Homero relata as aventuras de Ulisses na caverna do cíclope - gigante imortal de um só olho na testa - Polifeno. A montagem mostra a tentativa do guerreiro de salvar os sátiros e seu pai, Sileno, que estão aprisionados em uma caverna pelo monstro. Abordando o universo de deuses e heróis, a trama passeia pelo drama e comédia. Diversas linguagens são utilizadas no decorrer do espetáculo. As tradições musicais brasileiras, a técnica do teatro de rua e os elementos da cultura popular fazem parte da encenação. 
A diretora da montagem, Lígia Veiga, afirma que Cíclopes fascina tanto adultos quanto crianças. “Não precisa ser um conhecedor ou admirador das tragédias gregas para entender a história. São abordadas as dualidades: sagrado e profano, erudito e popular”. A diretora afirma ainda que, desde quando o espetáculo foi concebido, a proposta era justamente levar a linguagem cênica para o povo. “É uma  adaptação de um dos clássicos da literatura grega. Trata-se da história de um herói, contada de forma bem simples”, conta Lígia. 
Uma fusão entre o humor e o realismo, o burlesco e o terrível, a deformação caricatural e a nobreza do estilo trágico; assim é Cíclopes. Para contar esse magnífico drama satírico criado por Eurípedes, um elenco formado por habilidosos atores e dançarinos - que atuam sobre pernas de pau - reforça o aspecto arquetípico e tragicômico dos personagens. A trupe conta com doze intérpretes e cinco músicos. Recentemente, Cíclopes realizou temporada no Largo do São Francisco, na capital carioca, e excursionou por São Paulo, através do Sesc.    
SERVIÇO: 
Evento: Espetáculo Cíclopes
Quando: 28 de agosto, sexta-feira, 16h
Onde: Terreiro de Jesus, Pelourinho
Quanto: Entrada Franca 





Nenhum comentário:

Postar um comentário